O que é o Galvalume: Nossa matéria prima
INTRODUÇÃO
Você já ouviu falar sobre o aço Galvalume, suas utilidades e características ?
O aço é uma matéria-prima amplamente usada no setor industrial, ele é aplicável em várias situações, para soluções voltadas ao setor comercial, residencial e para o próprio setor industrial.
Confira nesse artigo do nosso blog tudo o que você precisa saber sobre a nossa principal matéria-prima.
O QUE É O GALVALUME
O aço Galvalume é uma variação mais resistente do aço galvanizado, feito para cenários mais agressivos como por exemplo o ambiente marinho e regiões litorâneas. O aço Galvalume possui alta resistência à corrosão, resistência térmica e contra a abrasão.
Para uma melhor compreensão do motivo do aço Galvalume ser um material altamente resistente, especialmente em relação ao aço galvanizado, é necessário entender o processo de galvanização
O processo de galvanização e a diferença entre aço galvanizado e Galvalume
Ambos os materiais são tecnicamente chapas galvanizadas, pois passam pelos mesmos processos de confecção e são resistentes à corrosão, a principal diferença está na composição de cada um.
O aço galvanizado tem como propósito principal ser resistente à corrosão, e para se conseguir isso são realizados os seguintes processos no aço usado:
Desengorduramento
A peça é imergida em banho desengordurante que pode ser alcalino a quente ou ligeiramente ácido, esse processo tem como objetivo remoção de contaminantes superficiais, como lubrificantes, massas consistentes, marcações de fábrica, entre outros.
Decapagem ácida
Durante a decapagem a peça é mergulhada num banho ácido, ácido sulfúrico a quente ou ácido clorídrico a frio, que tem como objetivo a remoção de óxidos, como Ferrugem e calamina, presentes na superfície da peça. Após a decapagem a peça é mergulhada em água para ter seu pH neutralizado
Fluxagem
Após a decapagem a peça pode conter algumas impurezas remanescentes, a fluxagem tem como objetivo depositar na superfície da peça uma camada de cloreto de zinco e cloreto de amónio que se destina a remover os óxidos que se formaram na superfície e impedir a formação de corrosão antes da imersão da peça no banho de zinco.
Banho de zinco
Uma chapa metálica é mergulhada em um banho quente de zinco fundido, fazendo com que a peça fique com uma camada protetora por toda sua extensão. A homogeneidade e espessura do revestimento de zinco pode variar de acordo com o tempo do banho, sua temperatura e o processo de finalização.
Arrefecimento
Após a remoção da peça do banho de zinco, ela é arrefecida ao ar, por imersão em água ou solução de passivação, a passivação serve para assegurar a resistência à corrosão da peça sem mudar sua aparência.
Zincagem eletrolítica
A zincagem também é um processo de galvanização mas ao invés de ser feito através do banho quente de zinco, a zincagem também conhecida como zincagem eletrolítica faz isso através do uso da eletricidade para aplicar o revestimento de zinco.
Galvalume
O aço galvalume tem processo de confecção semelhante ao de aço galvanizado, com a única diferença de que é banhado não apenas em zinco, mas também em alumínio e silício, tendo um revestimento protetor composto de 55% de alumínio, 43,5% de zinco e 1,5% de silício de acordo com a norma ASTM A792.
Essa adição de componentes garantem maior resistência à corrosão e durabilidade, fazendo ele ser mais apropriado para situações mais exigentes e climas mais agressivos.
Como dito anteriormente o aço é uma matéria-prima versátil, possibilitando o desenvolvimento de diversos produtos com o seu uso. Por isso vamos listar algumas das principais aplicações em que o aço pode ser usado e as vantagens ao usar o aço Galvalume em relação ao aço galvanizado.
APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS DO AÇO GALVALUME
Devido a resistência à corrosão e ferrugem proporcionada pelo processo de galvanização, esse método pode ser usado em aços que serão usados para confecção de pregos, chapas, grades, placas, peças para automóveis, eletrodomésticos e muitos outros.
O aço galvanizado, por possuir revestimento composto apenas de zinco, não é indicado para ser usado em peças que estarão em contato constante com água marítima ou maresia.
Sendo assim se torna necessário o uso do aço Galvalume, que possui revestimento melhor planejado para circunstâncias mais agressivas.
O uso do aço Galvalume foi significativamente aumentado no mercado de telhas metálicas, ultrapassando 70% de participação em relação ao aço galvanizado, proporcionando telhas de maior qualidade e custo-benefício.
As telhas feitas de aço Galvalume são extremamente versáteis, podendo ser usadas em coberturas, revestimentos, fachadas e fechamentos laterais, para ambientes residenciais, comerciais e industriais.
Além da versatilidade proporcionada por este material quem possuir telhas feitas de Galvalume ainda aproveitam de outros benefícios, como por exemplo:
- Economia;
- Alta Durabilidade;
- Alta resistência;
- Leveza;
- Fácil instalação;
- Sem exigência de manutenção constante.
ESPESSURA E A DIFERENÇA ENTRE ELAS
Para produzir as telhas e outros produtos podem ser usadas chapas de aço Galvalume de diferentes espessuras, quanto maior a espessura mais resistente será a peça.
De acordo com a norma ASTM A792, a chapa correta para a fabricação das telhas é a AZM-150, chapa com revestimento de 150 gramas por metro quadrado, somando as duas faces. Ao utilizar chapas de qualidade inferior sua aparência será a mesma mas terá durabilidade menor.
Na Galvitel utilizamos chapas que respeitam às seguintes normas para a fabricação de nosso produtos:
- ABNT NBR 16733 (2019): Esquemas de pintura para superfícies de aço galvanizado — Proteção anticorrosiva — Requisitos;
- ABNT NBR 10476 (2016): Revestimentos de zinco eletrodepositados sobre ferro ou aço — Especificação;
- ABNT NBR 5920 (2015): Bobinas e chapas finas laminadas a frio, de aços de baixa liga e alta resistência, resistentes à corrosão atmosférica, para uso estrutural — Requisitos e ensaios.
FABRICAÇÃO SOB-MEDIDA E PINTURA
A chapa de Galvalume pode ser pintada de várias cores, sua pintura é feita com tinta a pó com equipamento automático, a chamada pintura eletroestática é um método de pintura que garante flexibilidade para peça sem danificar sua pintura, proporcionando diversas possibilidades de acabamento para seu projeto.
Na Galvitel produzimos telhas de Galvalume com a cor desejada e sob-medida, de acordo com sua necessidade !
CONCLUSÃO
Gostou de saber como o aço Galvalume pode agregar valor ao seu projeto e deseja adquirir produtos feitos dele ? Na Galvitel possuímos uma gama de produtos feitos em aço Galvalume de qualidade, confira acessando nosso site!
Assine nossa newsletter para receber novidades, ofertas e outros conteúdos gratuitos do nosso blog como esse que você acabou de ler!